Queixa Cidadão

Como apliquei UX Research para diminuir o gargalo no atendimento à prestação de queixas do Tribunal de Justiça (e reduzir em até 10x o tempo de realização do serviço)

Trabalho desenvolvido na Solutis para o Tribunal de Justiça da Bahia (2018-2019).

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) é o órgão máximo do Poder Judiciário do estado brasileiro da Bahia, com sede na cidade de Salvador e jurisdição em todo o território estadual.

Em 2018, o TJBA vinha sofrendo dificuldade para atender o alto volume de ações em pequenas causas no estado, fato que reforçava a imagem pública da justiça como algo demorado, burocrático e complexo.

Diante da situação apresentada, a Solutis, parceira do TJBA em vários projetos internos de tecnologia, decidiu analisar a questão a fundo, a fim de propor uma solução focada em uma transformação digital e de relacionamento no TJ.

O projeto apresentado a seguir limitou-se ao escopo do problema em relação ao serviço de água prestado aos cidadãos.


Meu papel no projeto:

Como integrante do time de projeto, tive a oportunidade de propor e executar a primeira pesquisa de campo e de UX em um projeto dentro da consultoria, abrindo portas para novas oportunidades de aplicar UX Design dentro da Solutis.

Desafios como designer

Desafios como desenvolvedor: 

O processo de pesquisa e suas conclusões podem ser conferidos no documento abaixo.

Queixa Cidadã.pdf

Após realização da documentação acima, a mesma foi passada para o colega designer Luan Santana, que se encarregou de trabalhar com wireframes de maior fidelidade, identidade visual, biblioteca de componentes de interface, animações e prototipação de telas e fluxos de navegação. 

No vídeo abaixo, pode-se conferir o visual final e fluxo de navegação do protótipo do projeto.

Queixa Cidadã por Luan Santana.mp4